Custo de armazenagem: do que se trata?

Atualmente, o que mais gera dúvidas a respeito dos serviços de logística são os valores, como, por exemplo, o custo de armazenagem. Todo o trabalho prestado neste setor envolve uma diversidade de processos cada vez maior. Além disso, todas as etapas têm se modernizado e as empresas têm buscado oferecer cada vez mais e melhores serviços.

O aumento das demandas e as novas exigências do mercado têm feito com que as empresas tenham de buscar uma modernização cada vez maior e mais rápida. Como consequência, há um inevitável acréscimo no valor nas despesas logísticas. O custo de armazenagem, que, até alguns anos atrás não era tão expressivo, agora passa a sofrer um aumento considerável a fim de compensar os investimentos feitos nas modernizações.

Por que o custo de armazenagem aumenta?

Manter produtos guardados, seja para a indústria, seja para o varejo, é uma das atividades mais importantes no processo logístico. Atualmente, o mercado tem apresentado para as empresas uma tendência à necessidade de vender mais e, portanto, produzir mais. Desta forma, com mais produtos em circulação, é imprescindível que haja um local para mantê-los até que sejam devidamente distribuídos.

Assim, pela lógica, quanto maior a quantidade de produtos, maior será a necessidade de haver espaços onde estes possam ficar armazenados. Isso acaba refletindo, portanto, no custo de armazenagem. Além da locação física para armazenar mais produtos, as empresas também têm de investir em tecnologia e pessoal para gerenciar e monitorar a entrada, saída e permanência desses produtos nos armazéns.

O que gera o custo de armazenagem?

  • Aluguel;
  • Mão de obra;
  • Equipamentos;
  • Eventuais acidentes com produtos e instalações.

Tendências para o custo de armazenagem

No comércio tradicional, o processo de armazenagem de produtos já é extremamente necessário há muito tempo. A tendência é que neste tipo de mercado sua importância não apenas se mantenha, mas continue a crescer exponencialmente ano após ano, tornando-se cada vez mais expressiva, o que pode gerar potenciais oscilações no que diz respeito ao custo de armazenagem.

No entanto, nos últimos 20 anos, o comércio eletrônico, conhecido e popularizado pelo nome em inglês, de e-commerce, surgiu e tornou-se, para muitos, a melhor forma de consumir. Assim, as empresas passaram a investir muito mais em fretamento de produtos, bem como em espaços para conserva-los. Neste caso, o custo de armazenagem acaba somando-se ao frete e ao valor final da compra.


Regiões onde a Ideal Storage atende custo de armazenagem:


Principais regiões do Brasil onde a Ideal Storage atende custo de armazenagem: